Perceber e constatar que um parente ou amigo está fazendo uso de drogas ilícitas não é uma tarefa fácil, mas existem alguns sinais de alerta e situações preocupantes que podem nos ajudar a identificar o problema. É importante evidenciarmos, antes de mais nada, que a presença de um ou mais desses sinais não pode confirmar automaticamente a existência do uso, abuso ou dependência de substâncias ilícitas.

As mudanças e alterações severas que ocorrem no comportamento de uma pessoa podem ser um indício importante. O isolamento social, a mudança no círculo de amigos e colegas, problemas no ambiente de trabalho ou na escola também podem ser consequências relacionadas com as mudanças de comportamento.

Algumas alterações físicas também nos ajudam a identificar o problema. Alterações no peso corporal e mudanças no padrão da alimentação, diminuição dos cuidados com a higiene pessoal, negligencia com a aparência pessoal, mudanças no padrão do sono com a presença de insônia ou excesso de sono fazem parte de nossa lista de sinais preocupantes.

As alterações, flutuações e mudanças no estado de humor de uma pessoa também fazem parte de nossa lista de sinais. A irritabilidade, ansiedade e depressão podem ser indícios importantes.

Muito frequentemente pessoas que começam a fazer uso frequente, abuso ou se tornam dependentes de drogas ilícitas perdem o interesse em participar daquelas atividades regulares que anteriormente eram apreciadas, como hobbies, esportes, teatro e encontros com familiares e amigos.

Os problemas financeiros inexplicáveis também podem aparecer como um indicativo para sustentar o abuso ou dependência.

A Clínica de Recuperação Viver informa que o envolvimento de uma pessoa em atividades ilegais, seja para sustentar o vício ou decorrente da alteração no comportamento provocada pelo uso, pode também ser um sinal de alerta importante para ser considerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.