Este artigo possui o propósito de ajudar as pessoas a perceberem e identificarem quando um amigo ou membro da família está se tornando dependente de bebidas alcoólicas. Existem diversos sintomas e sinais que podem auxiliar os interessados nesse difícil processo.

A tolerância a bebidas alcoólicas costuma ser um indicativo preocupante. Normalmente, as pessoas que se tornam dependentes do álcool passam a suportar quantidades cada vez mais elevadas de bebidas alcoólicas para atingirem a mesma condição anterior de embriaguez e alteração do estado de consciência.

A dependência de bebidas alcoólicas também possui uma característica importante que a medicina classifica como desconforto físico e/ou psicológico sempre que o uso frequente é interrompido ou diminuído de forma brusca. Com o passar do tempo, o corpo se adapta e funciona bem na presença do álcool. Essa interrupção ou diminuição provoca sofrimento e desconforto, a medicina classifica esse quadro nomeando como de síndrome de abstinência.

A clínica de recuperação viver oferece orientação especializada, remoção 24 horas, internação voluntária e involuntária para o tratamento de alcoólicos em clínicas especializadas para alcoolismo.

Outro elemento importante que deve ser observado é a questão da falta de capacidade que um alcoolista tem para controlar as quantidades de bebidas alcoólicas ingeridas. Muito frequentemente, pessoas que estão em uma condição de dependência física de bebidas alcoólicas não conseguem cumprir uma meta de consumo que é previamente estabelecida.

Alcoolistas normalmente desorganizam suas vidas em todas as áreas devido ao tempo que investem para conseguir, consumir e, consequentemente, se recuperar dos prejuízos e consequências da grande quantidade ingerida consistentemente.

Muitos alcoolistas conseguem reconhecer os prejuízos e consequências do abuso e dependência do álcool e, consequentemente, muitas vezes tentam interromper o uso e abuso, mas não conseguem parar, mesmo diante de problemas físicos, laborais, financeiros e sociais. O consumo de bebidas alcoólicas progride normalmente, ocupando cada vez mais o tempo que era destinado para as outras atividades do cotidiano.

Além das tentativas fracassadas para parar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, em fases mais avançadas, os dependentes de bebidas alcoólicas passam a descuidar e prejudicar a aparência pessoal, consumindo álcool frequentemente sozinhos e começando a estocar bebidas alcoólicas em casa para uso, inclusive, durante a madrugada.

As alterações entre períodos de intoxicação e períodos de síndrome de abstinência costumam afetar o estado de humor, tornando, em muitos casos, o dependente agressivo ou irritado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.