A Clínica de Recuperação Viver, deseja por meio deste artigo, compartilhar dicas valiosas para aqueles que desejam apoiar um familiar ou amigo na superação da dependência de drogas e/ou bebidas alcoólicas. Essa abordagem, para ser eficiente e eficaz, requer algumas estratégias, sensibilidade e empatia.

Em primeiro lugar, a pessoa que deseja oferecer ajuda e apoio deve escolher o momento apropriado. O local adequado deve ser calmo, tranquilo e privado, afastado de situações que provoquem distrações ou pressões externas.

É importante que a abordagem demonstre preocupação com as consequências futuras e seja permeada por amor, acusações e críticas destrutivas devem ser evitadas. É fundamental que a pessoa que está oferecendo ajuda seja assertiva e específica, exemplificando comportamentos disfuncionais do dependente que tornam sua condição preocupante. Dessa forma, a conversa se torna mais concreta.

Os julgamentos morais devem ser evitados, pois a dependência de álcool e/ou outras drogas é uma condição multideterminada por diversos elementos e não pode ser considerada uma falha moral. A abordagem deve oferecer apoio e disponibilidade, evitando apresentar soluções únicas. Alguns dependentes terão melhores resultados em grupos de mútua ajuda, em igrejas ou desenvolvendo sua espiritualidade, terapias individuais ou uma combinação das anteriores.

Durante a conversa, é importante destacar as consequências, os prejuízos e a desorganização que estão acontecendo na vida do dependente para mostrar uma preocupação sincera. Fale sobre a necessidade e as modalidades de ajuda profissional, como internação em Clínica de Recuperação, frequência no CAPS, acompanhamento com psicólogo, participação em grupos como Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. Quem está realizando a abordagem pode até mesmo se disponibilizar para auxiliar na busca por ajuda.

Muitas vezes, o dependente não aceita sua real condição, e alguns podem minimizar ou simplesmente negar o problema. A paciência deve estar presente durante todas as abordagens. Nem todas as pessoas que são dependentes estão prontas para aceitar ajuda imediatamente, muitos, inclusive, não reconhecem que estão em situação de risco e prejuízo. Pressionar a pessoa pode atrapalhar a eficiência do propósito da abordagem. O importante é oferecer apoio, compreensão e encorajamento para buscar ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.