TRATAMENTO

O Tratamento para Dependentes Químicos

A doença da adicção tem causas multiplas, sendo elas biológicas, psicológicas e sociais. Por isso trabalhamos com uma equipe multiciplinar especializada e coesa com psicólogo comportamental, terapeuta transpessoal, médico psiquiatra, enfermeira, coordenador, monitor, educador físico, pedagoga, conselheiros e palestrantes em dependência química.

Ambiente agradável e seguro, onde o paciente terá o seu tempo direcionado exclusivamente para a sua recuperação com todas as atividaedes acompanhadas e avaliadas pela equipe. O trabalho com a família é considerado de importância vital para a evolução do tratamento, pois na dependência química a família também adoece. Um dos fatores de gênese da dependência química é a desestrutura familiar. Em nossa estrutura terapeutica, solicitamos aos familiares que participem ativamente no tratamento, através da programação oferecida.

AS TRÊS ETAPAS DO TRATAMENTO

1 - Adaptação e Desintoxicação: Período de extrema importância e uma das fases mais delicadas do tratamento. A adaptação é lenta, com períodos difíceis de SAA (síndrome de abstinência aguda). Nesta fase o dependente será acolhido por nossa equipe e será feita avaliação psiquiatra e psicológica, para identificar a necessidade ou não de se fazer um tratamento medicamentoso. Aplicando a metodologia do amor exigente, a prática de principios espirituais como mente aberta, boa vontade e honestidade conseguimos em conjunto a retomada de hábitos de vida saudáveis . Aqui inicia-se a redescoberta de valores com a prática do programa dos 12 passos favorecendo as relações interpessoais e a busca por uma nova maneira de viver.

2 - Conscientização e Interiorização:  Período onde começa a mudança de caráter, o aprofundamento da convivência em grupo, a aceitação de si e dos outros. A busca do seu eu mais profundo, a consciência crítica, o equilíbrio, a autoestima, a opção de vida na busca da sanidade. Melhoria a cada dia nas atividades da programação (integração). Desenvolve-se a criatividade, o trabalho de equipe, a prática de esportes e a participação no dia a dia. O paciente se conscientiza de seu alcance e limites, liberta-se das culpas, aprende a se perdoar e o desafio de estar, por si mesmo, buscando a sua recuperação. Nesta etapa do tratamento terapêutico, trabalha-se a programação dos 12 passos  e com ênfase nos 4°, 5° e 6° passo, favorecendo a auto-conhecimento e reconhecimento dos fatores motivadores para uma nova vida.

3 – PPR e Plano de Vida: Essa é a etapa final do tratamento, onde o paciente junto com a equipe terapeutica inicia o Projeto de Prevenção a Recaída (PPR) e o seu Plano de Vida. Identificar quais são os fatores de risco e as oportunidades em conjunto com todo o apreendizado referente ao tratamento, permite ao paciente traçar um plano para prosseguir a vida de forma saudável e produtiva obtendo todos os benefícios da recuperação.

UNIDADES DESTAQUE

Clínica de Recuperação CROAD

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO CROAD

Centro de Referência e Orientação Álcool e Drogas (CROAD) é a unidade clínica de reabilitação para dependentes químicos masculina de MAIOR destaque no Clínica de Recuperação VIVER.

Clínica de Recuperação São CT São Camilo

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO CT SÃO CAMILO

A clínica de reabilitação para dependentes químicos São Camilo é o centro de tratamento que dispomos hoje para o tratamento em regime de internação voluntária a qual é também outra clínica referência.