Internação Involuntária

São muitas as famílias que sofrem com dependentes químicos e com o caos que o uso de drogas e álcool traz para a vida de uma pessoa, por conta do poder que elas têm para destruir a vida dessa pessoa. Na maioria das vezes, o viciado está tão imerso em seu mundo e nos efeitos da droga que usa, que não reconhece que precisa de ajuda. É nesse momento que se faz necessária a internação involuntária, uma vez que o dependente já não tem mais noção dos problemas que ele causa a si mesmo e a todos a sua volta por conta de seu vício em drogas.

A internação involuntária oferece tratamento para dependência química e alcoolismo fornecendo as ferramentas necessárias e fundamentais para a manutenção de uma abstinência estável e duradoura. O indivíduo encontra uma nova maneira de viver através de uma mudança em seu estilo de vida, ou seja, ele redescobre prazeres em atividades que não estejam relacionadas ao uso, abuso e dependência de álcool e drogas. Por conta do aumento do uso de drogas ilícitas e bebidas alcoólicas nos últimos anos ser um fator que vem trazendo diversas consequências, a internação involuntária vem se tornando cada vez mais comum.

Portanto, a internação involuntária de dependentes químicos e alcoólatras são realizadas em clínicas de recuperação por famílias que possuem parentes queridos que não mais percebem os danos e prejuízos que estão causando em suas vidas e na vida daqueles com os quais convivem. Geralmente, uma pessoa passa pelo procedimento de internação involuntária quando já não possui a capacidade de reconhecer que sofre com uma grave dependência química. Por conta disso, é muito importante entender como funciona esse tipo de internação.

Como funciona uma clínica de recuperação?

O procedimento de internação involuntária tem um tempo máximo de 90 dias, e independe de quem fez a requisição, uma vez que esse é o período considerado mais eficiente para a desintoxicação de um dependente químico. No entanto, a família ou os responsáveis legais podem, a qualquer momento, fazer a requisição para que o tratamento de internação involuntária seja interrompido e o paciente possa sair da clínica de recuperação. Assim, é muito importante que a internação involuntária aconteça em uma boa clínica de reabilitação.

Além disso, é importante destacar que a internação involuntária é um tipo de internação legal, que possui uma lei que a torna uma alternativa para tratar dependentes químicos que acabam resistindo à internação de forma voluntária. Assim, quando há o pedido de uma internação involuntária, é preciso que a pessoa seja avaliada com bastante cuidado, levando em conta os principais critérios e, principalmente, o bom-senso de quem está julgando a autorização para esse procedimento.

Internação Involuntária

Entre em contato com o Grupo Viver e saiba mais sobre clínica de recuperação

O Grupo Viver possui internação involuntária especializada para remoção, internação, acolhimento e tratamento para dependentes químicos e alcoólatras, voluntários ou involuntários, que são aqueles que perderam o controle de suas vidas desorganizando todas as suas áreas, e que, em muitos casos oferecem risco de vida para si e para seus entes queridos e sociedade. Portanto, o Grupo Viver oferece uma ótima clínica para dependentes químicos com uma metodologia moderna e eficiente. Além disso, a clínica para alcoolismo disponibiliza metodologia e grupos específicos para alcoólatras.

Os profissionais, que são técnicos e especializados, avaliam e acompanham cada paciente sempre garantindo e preservando sua individualidade e diagnóstico, e a internação involuntária trabalha para que o indivíduo possa construir uma percepção mais funcional dos fatos que acontecem em sua vida no cotidiano. Inúmeras atividades terapêuticas são realizadas na clínica de recuperação após a internação involuntária tais como psicoterapias em grupos com psicólogos, palestras, simulados de alcoólicos e narcóticos anônimos e atendimento individual.